segunda-feira, agosto 21, 2006
ROMI-ISETTA: PRIMEIRO CARRO BRASILEIRO?!
No próximo dia 5 de setembro, completam-se 50 anos do lançamento do primeiro veículo fabricado em solo nacional, o mais do que exótico Romi-Isetta. O pequeno carro, do tipo "ovo", foi fruto de um licenciamento da marca italiana Iso para uma indústria de maquinário agrícola de Santa Bárbara D'Oeste (SP), de propriedade do comendador Américo Emilio Romi. Alheio à febre mundial, com fabricação de 'Isettas' também na Alemanha, França, Bélgica e Espanha, o governo brasileiro não reconheceu o veículo como... veículo! Entre outras coisas, não tinha duas portas... E o resto, quem não sabe, entrou para a história: JK, 50 anos em 5, indústria automobilística e, claro, o saudoso Fusca...
No próximo dia 5 de setembro, completam-se 50 anos do lançamento do primeiro veículo fabricado em solo nacional, o mais do que exótico Romi-Isetta. O pequeno carro, do tipo "ovo", foi fruto de um licenciamento da marca italiana Iso para uma indústria de maquinário agrícola de Santa Bárbara D'Oeste (SP), de propriedade do comendador Américo Emilio Romi. Alheio à febre mundial, com fabricação de 'Isettas' também na Alemanha, França, Bélgica e Espanha, o governo brasileiro não reconheceu o veículo como... veículo! Entre outras coisas, não tinha duas portas... E o resto, quem não sabe, entrou para a história: JK, 50 anos em 5, indústria automobilística e, claro, o saudoso Fusca...