terça-feira, setembro 19, 2006

 
DERRAMA, CHARQUE, CIDE, ETC.

Nesta quarta-feira, 20 de setembro, o Rio Grande do Sul relembra sua guerra de 10 anos contra o Império do Brasil, sendo uma das principais motivações do conflito, entre 1835-45, a taxação sobre o sal, produto essencial para a indústria gaúcha do charque no século 19. Bem, a paz foi assinada, após um decênio farrapo, com os líderes centrais da inssurgência, caso de Bento Gonçalves e Davi Canabarro, retomando suas rotinas de estancieiros. Antes, em 1789, um tal de Joaquim José da Silva Xavier, vulgo Tiradentes, alferes mineiro, era enforcado e esquartejado, com sua residência sendo destruída e o terreno salgado. Sua luta primordial: o fim da derrama da Metrópole de Portugal sobre a Colônia Brasil, com boa parte da riqueza, sobretudo ouro e diamantes, usurpada pela cobiça lusitana. E hoje, bem hoje, temos a Cide, que é uma contribuição, portanto exclusivamente federal assim como taxas (ao contrário do que ocorre com estados e municípios), incidente sobre cada litro de combustível. Ah, tem o Imposto de Renda, o ISSQN, a Cofins, o ICMS, o IPI... E todas essas coisas e mais outras que nos fazem pagar um produto ou serviço pela sua produção, distribuição, comercialização, etc e etc, duas, cinco, não sei quantas vezes mais... Mas claro, o retorno que temos é quase igual ao da Dinamarca, um dos países no topo da arrecadação mundial de tributos... Valeu a pena tanto sangue?!

 
A LIÇÃO DOS HÚNGAROS

Hoje, as praças, ruas e fachadas de palácios na Hungria, badernas à parte, são um exemplo de cidadania e política para o mundo, em particular a nossa Terra Brasilis. Na foto da Reuters, o registro da fúria da população em Budapeste depois que foi divulgada uma fita em que o primeiro-ministro aparece comentando que ele e sua equipe mentiram por quatro anos sobre o orçamento do país para garantir a vitória na última eleição realizada por lá, em abril. E nós? Que temos quatro ou cinco saques nacionais ao erário, martelados diariamente na mídia, e de proporções que fariam Barba-Negra, Átila ou Eric, o Vermelho, sumirem de vergonha... Além do Haiti, agora também a Hungria seria aqui?!

 
ELEIÇÃO PRESIDENCIAL...

Na foto, a estampa da atriz norte-americana Winona Ryder numa campanha recém-lançada na Metrópole contra o câncer de pele. A frase 'salve seu traseiro' poderia ser utilizada também em outro contexto aqui no país, não é mesmo? É cada dia mais sofrível suportar, em frente à TV, os discursos pseudopolíticos do Sapo, do Chuchu e da Jaguatirica... Arre, é o câncer na alma!!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?