quinta-feira, março 04, 2010

 
25 FILMES PARA VER, REVER E + UM PACOTE:

1.O Gabinete do Dr. Caligari
Filme, mudo, é claro, de 1919, ainda hoje assustador, perturbador, com uma história de loucura dentro de outra história de... loucura. Obra magna do cinema expressionista alemão.
2.Metrópolis
A obra-prima futurista (e eterna) de Fritz Lang, filme de 1927 e por isso mesmo com efeitos técnicos ainda capazes de assombrar.
3.O Grande Ditador
No filme de 1939, o gênio, agora sonoro, de Chaplin, anteviu todo o desvario hitlerista.
4.E O Vento Levou
O clássico romântico (e trágico) por excelência. Gable e Leigh protagonizam o épico, de 1939, sobre incomunicabilidade no amor e desolação da guerra, qualquer guerra. Ao final, a frase redentora de 'amanhã será outro dia'. Coadjuvantes, cenas, cenários e trilha sonora de luxo.
5.Casablanca
O filme de 1942 tem em Ingrid Bergman o seu ponto forte, sua presença torna Bogart e os deslizes da história em um clássico de qualquer forma, com outra vez um romance inviável abalando as emoções da platéia.
6.Ben-Hur
Épico, sem favor um dos maiores filmes de todos os tempos, em qualquer listagem. A clássica história de vingança e redenção. Cenas inesquecíveis e cinema é como a vida com V maiúsculo: cenas inesquecíveis. A atmosfera de felicidade e harmonia que serão destruídas pela traição e inveja, as galés, a corrida de bigas, o reencontro entre os inimigos, o vale dos leprosos, a cura milagrosa.
7.O Pecado Mora ao Lado
No título em inglês, A Coceira dos Sete Anos, impagável tese desta comédia única sobre o casamento. E o sorriso de Marilyn Monroe acima de tudo. O lado B perfeito do filme abaixo.
8.Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot)
Melhor comédia sempre, o lado A mais do que perfeito da película acima, um filme de gângster que descamba para o humor negro e gags formidáveis entre Marilyn, Curtis e Lemmon, caso da sequência no trem ou as cenas na praia ou na banheira do hotel para esconder disfarce, etc. Raro filme que pode ser classificado como incrível.
9.Gata em Teto de Zinco Quente
Taylor e Newman, Elizabeth e Paul, belos e malditos, jovens e talentosos, em um filme em que os silêncios são tão ásperos quantos os diálogos, até tudo terminar na cama...
10.O Leopardo
Obra-prima sobre obra-prima. Visconti e seu gênio visual somente poderia dar conta do também gênio visual de Lampedusa ao usar todo seu repertório em cenas como a do baile e atores fantásticos como Delon, Lancaster e, ela, sim ela, Claudia Cardinale, envolta por uma beleza que é a aristocracia da perturbação e do arrebatamento.
11.Butch Cassidy
Um faroeste de momentos ternos, sensíveis e cômicos, baseado em história real e com passagem pela Bolívia... Apenas um clássico para tornar tudo isso digno de cenas como a famosa sequência de bicicleta, sua trilha maravilhosa, Rain drops... a suavizar a alma...
12.Alien
Suspense, suspense e suspense extremo neste primor de ficção científica e horror tão psicológico quanto imagístico.
13.Cinema Paradiso,
Lirismo, nostalgia: na tela e na saída do cinema. Uma bofetada de delicadeza.
14.Sociedade dos Poetas Mortos
Outra bofetada, mas contra a mesmice. Renovou o termo poético.
15.Mediterrâneo
A estupidez da guerra, ainda que distante, e o amor por uma prostituta. E o filme é uma comédia. Outra vez, o cinema italiano surpreendente.
16.O Silêncio dos Inocentes
Suspense e brutalidade. E Jodie e Hopkins assombrando a cada cena. Ela, pelo medo cada vez mais incontido e irracional, ele, pelo terror, sugerido e exercido.
17.Um Dia de Fúria
Triste história real de brutalidade urbana. Douglas, em um desempenho notável mesmo, e sua cena inesquecível da lancheria demonstram as não raras vezes das situações no limite do absurdo de quem vive em grandes cidades.
18.A Liberdade é Azul
Clássico da trilogia das cores francesas, o matiz como protagonista e uma história sensível sobre um tema brutal: a perda.
19.Corra Lola Corra
Esqueça as teses pós-modernistas, as expressões de ressurgimento do cinema alemão (é coisa de quem nunca viu Wenders, Fassbinder, Lang, etc), a fuga do convencional na narrativa. Apenas corra até a locadora e (re)veja a correria de Franka Potente (Lola) a ajudar seu namorado a sair de uma encrenca.
20.Titanic
O amor persistindo sobre a tragédia e a perda. Sempre funciona e de quebra uma reconstituição impecável e, sim, Kate Winslet em cena.
21.Moulin Rouge
Kidman exuberante em um musical pop, com um quê de clássico, em que funciona tubo bem. E isso basta.
22.Minority Report
Ficção científica cada vez mais real.
23.Terra de Ninguém
Uma obra-prima de humor cáustico sobre a estupidez da guerra: incompreensão arraigada, preconceitos, despreparo de instituições e, mais do que tudo, seu final absurdamente real.
24.Os Produtores
Uma diversão neste escracho sobre a boçalidade nazista e a picaretagem risível em certos meios artísticos.
25.Vênus
Um velho ator libertino, uma garota à deriva, oscilando da indiferença ao sensível. Vida e morte e um amor (im)possível, com uma inesquecível cena invernal à beira-mar.

E + um pacote: não tem o que fazer, veja qualquer filme do Hitchcock, a começar pelas histórias curtas, sensacionais em sua concisão e capacidade de surpreender. Deixe as teorizações um tanto (ou totalmente) de lado sobre o mestre e veja e reveja. E quando se cansar de tanto suspense, suspenda a vida para uma pausa, onírica, Ekberg e Mastroianni na Fontana di Trevi, tudo envolto pelo gênio de Fellini, ou Cyd Charisse dançando, encantando... e Kelly e suas piruetas na chuva. Estes estão acima de listas.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?